Como reduzir custos de armazenagem?

Como reduzir custos de armazenagem?

  • Armazenagem
  • Por Diamond Armazém
  • Postado em 29 de junho de 2021

Descobrir maneiras para reduzir custos de armazenagem é um desafio para os supervisores de logística. Afinal, as reduções não podem impactar na qualidade do serviço prestado ao cliente.

Por isso, é preciso ser estratégico e fazer escolhas conscientes! Somente assim a logística de armazenagem se tornará mais barata, mas sem perder em qualidade e funcionalidade.

Preparamos este artigo para que você possa ter algumas ideias sobre como fazer a redução de custos nos sistemas de armazenagem do seu negócio. Ficou interessado? Então, é só prosseguir com a leitura!

Principais estratégias para reduzir custos de armazenagem

Os custos de armazenagem consistem nas despesas que as empresas têm para construir ou alugar galpões, pagar os funcionários do setor, transportar materiais e mercadorias, entre outros.

Caso não haja um controle, esses custos logísticos acabam pesando muito no orçamento da empresa. Dessa forma, o valor acaba sendo repassado aos consumidores, que percebem a alta nos preços dos produtos e começam a migrar para a concorrência.

Reduzir custos de armazenagem, portanto, não é apenas uma necessidade para a empresa lucrar mais. Isso também é necessário para fidelizar os clientes e não ter mais perda de receita.

A seguir, apresentaremos uma série de estratégias para reduzir custos de armazenagem. Elas podem ser aplicadas em empresas de qualquer segmento. Confira!

Aposte no sistema cross docking

O cross docking é um sistema de trabalho em que a empresa trabalha com estoque reduzido, de modo que os produtos são transferidos diretamente para o consumidor.

Uma confecção de roupas, por exemplo, pode vender toda ou parte de sua produção diretamente para os clientes. Isso evita a necessidade de ter produtos estocados em um galpão ou armazém.

Além de reduzir os custos de entrega, esse tipo de sistema logístico reduz o tempo de compra dos produtos. Ou seja, há uma ingestão de dinheiro mais rápida na companhia.

Faça um planejamento de inventário

Não é em todas as situações que um sistema cross docking pode ser implementado. Por isso, quando o armazém ainda se faz necessário, ter um bom planejamento de inventário é algo essencial.

É muito importante que o gestor de logística defina de forma planejada todos os processos produtivos, como a embalagem, a expedição e o armazenamento dos produtos.

Atualmente existem diversos softwares e aplicativos que podem ajudar muito no planejamento e supervisão dos processos de logística.

Invista na segurança do inventário

Para reduzir custos de armazenagem, é de fundamental importância que se invista na segurança do inventário. Somente assim será possível prevenir prejuízos como o roubo ou danos ao estoque.

Sistemas de monitoramento por vídeo nos armazéns, por exemplo, ajudam a intimidar bandidos que podem roubar itens. Caso algum roubo ou furto ocorra, também fica mais fácil identificar o autor e recuperar o prejuízo.

Busque soluções para reduzir a energia

Os custos com energia elétrica podem ser muito altos, caso não  haja um controle por parte da empresa. Por isso, é uma boa prática buscar meios para reduzir esse gasto no armazém.

Na infraestrutura do armazém, recomenda-se instalar janelas em locais estratégicos. Dessa forma, o espaço receberá a luminosidade natural da rua e se reduz a necessidade de manter lâmpadas acesas o tempo todo.

Também há a possibilidade de investir em energia fotovoltaica. Para isso, devem ser instaladas placas no teto do armazém, que captam o calor do Sol e o transformam em energia elétrica, sem custos. 

Tenha um estoque informatizado

Nos dias de hoje é praticamente impossível ter um estoque não automatizado. Se você for controlar tudo, literalmente, na ponta do lápis, usando cadernos e planilhas, poderá cometer erros humanos, que resultam em grandes prejuízos para a organização.

Também não é uma boa prática usar planilhas e outros sistemas computacionais que não são integrados. Ao fazer isso, você apenas estará transportando o que era feito à mão para o computador. No entanto, na prática, o processo seguirá sendo manual.

O mais indicado é investir na informatização dos estoques por meio de softwares completos e integrados. 

Assim, além de automatizar os processos burocráticos, você também terá à disposição relatórios com dados que ajudam a identificar gargalos.

Terceirização da armazenagem

Sem dúvida, uma das maneiras mais eficientes para reduzir custos de armazenagem é por meio da terceirização. Atualmente, as empresas podem terceirizar todas as atividades realizadas no armazém, o que representa uma grande redução de gastos.

As empresas de logística terceirizadas oferecem sistemas modernos de armazenagem, equipados com máquinas e softwares altamente tecnológicos.

Além disso, as empresas de terceirização também contam com a infraestrutura adequada para que os produtos fiquem armazenados com segurança, independentemente do tipo de item produzido pela organização.

Vale lembrar que a terceirização da armazenagem é um serviço que pode ser contratado por empresas dos mais diversos segmentos, como o industrial, o químico, o petroquímico, o farmacêutico, o agrícola, entre outros.

Ao contratar um serviço de terceirização da armazenagem, a organização deixará de ter que se preocupar com:

  • o controle dos produtos por lote, data de fabricação, prazo de validade etc.;
  • os serviços de carga e descarga com empilhadeiras;
  • a paletização e etiquetagem das cargas;
  • a desova e a estufagem de containers;
  • a separação de notas fiscais;
  • entre outras situações.

Resumidamente, podemos dizer que reduzir custos de armazenagem sem perder em qualidade é possível. Para isso, basta que você haja com estratégia e siga as dicas que apresentamos aqui.

Esperamos que o nosso conteúdo tenha sido interessante e útil para melhorar os processos na sua empresa. Caso tenha ficado com alguma dúvida, sinta-se à vontade para deixar um comentário no espaço abaixo!